Densitometria óssea

A densitometria óssea atualmente é o exame de referência para o diagnóstico da osteoporose. É realizada por técnica de DEXA – absorciometria por raios X com dupla energia – e fornece valores reprodutíveis em sítios importantes de fraturas associadas à osteoporose. O exame de densitometria óssea reflete a situação momentânea do paciente, sendo uma medida estática, não indicando ganho ou perda de massa óssea.
Exames comparativos permitem inferir sobre a evolução da doença ou eficácia terapêutica. Para definir o intervalo necessário entre os exames comparativos, devem ser levados em consideração a idade do paciente, o sexo, a doença de base, precisão tecnológica empregada, do sítio escolhido e do erro de precisão do serviço. Em geral recomenda-se estudos com intervalos mínimos de 12 à 24 meses.
Outras técnicas além da densitometria óssea não estão validadas para o acompanhamento terapêutico.
Disponível em: NETO, P.M.A., et al. Consenso brasileiro de osteoporose. Revista brasileira remauto, V. 42, n° 6, nov/dez, 2002. Disponível em www.osteoprotecao.com.br
 
 
Imagem de uma Densitometria Óssea
 

2 comentários:

  1. 1º Simpósio de Radiologia IFBA 2010 acontecerá dia 13/11/2010 no Instituto Federal da Bahia, realizado pelos alunos do curso de tecnologia em radiologia interessados baixe a ficha através do blog e seja bem vindo a Salvador-Ba estamos de braços abertos.

    http://radiologiaifba.blogspot.com/2010/10/ficha-de-inscricao-e-termo-de.html

    ResponderExcluir
  2. http://radiologiaifba.blogspot.com/

    Visitem nosso blog

    Tecnológos em Radiologia IF Bahia

    ResponderExcluir